O governo já decidiu como será pago o 13° do Bolsa família este ano

13° salário do Bolsa Família já teve seu destino traçado pelo governo.

- Publicidade -

Muitas famílias amparadas pelo Bolsa Família que estavam contando com o 13° salário do Bolsa Família em 2024, estão desapontadas com o anúncio do Governo Federal que, trouxe de forma oficial que seu pagamento não será realizado este ano.

- Publicidade -

Os motivos que levaram a essa situação de não pagamento do  13° salário do Bolsa Família, foi uma medida que visa trazer maior sustentabilidade financeira do programa, mantendo o valor mínimo de R$600,00 por família, além é claro, dos valores adicionais para alguns grupos específicos.

Pagamentos anteriores do  13° salário do Bolsa Família

Em 2019, em plena pandemia, os beneficiados pelo programa acabaram sendo surpreendidos com esse pagamento do 13° salário do benefício Bolsa Família.

- Publicidade -

Porém, nos anos seguintes, vimos que o pagamento deste benefício não ocorreu e em 2024, como acabou de ser mencionado, também não irá ocorrer.

Essa decisão foi tomada meticulosamente pensando em priorizar a estabilidade e previsibilidade do programa, isso garante um uso mais eficiente dos recursos que é destinado a ajudar as famílias que se encontram em situações vulneráveis.

- Publicidade -

13° salário do benefício viria a calhar com o aumento do preço dos alimentos

Diante do cenário atual onde o preço dos alimentos subiu consideravelmente, ter o auxílio do 13° salário do Bolsa Família seria algo interessante para as famílias amparadas pelo benefício.

Segundo o índice de Ruptura da Neogrid, que faz a medição de produtos em falta nas prateleiras, só no mês de maio, este índice subiu para 13,4%. Entre os principais itens em falta em território nacional, o arroz foi o elemento que liderou a lista.

- Publicidade -

Logo em seguida vem o café. Já os outros elementos que tiveram aumento, mostrando como o mercado nacional está passando por uma situação difícil, foi o feijão, manteiga, detergente e margarina, todos faltando nos estoques nacionais.

Uma luz no fim do túnel

Espera-se que tudo venha a melhorar com o início da nova safra e com o mercado vindo a se estabilizar nos próximos meses.

- Publicidade -

13° salário do Bolsa Família
Imagem: Divulgação

Porém, isso é apenas especulação e, do mesmo modo que tudo pode melhorar, tudo pode acabar ficando um pouco mais difícil.

Então, no atual cenário, será que o 13° salário do Bolsa Família seria de grande ajuda? Bom, essa questão não será respondida, pois como já foi decidido que o benefício não será pago novamente, não teremos como saber como seria a situação.

O que resta para o povo agora é aguardar a melhora no mercado e que o preço dos produtos se normalize depressa.

Certamente, você também vai gostar:

> Especialista orienta sobre como pedir recursos em concursos públicos

Não deixe de acompanhar o Conrio diariamente para não perder nenhuma oportunidade.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia Mais