Ministério da Educação liberou 2,5 mil vagas em curso gratuito de neurociência certificado pelo MEC; sem processo seletivo para todo o Brasil

Ministério da Educação traz cursos voltados aos professores.

- Publicidade -

Em uma iniciativa muito boa para quem deseja expandir seus horizontes, o Ministério da Educação (MEC) trouxe para os brasileiros um curso de formação em neurociência, totalmente gratuito. Porém, este é destinado apenas a professores da educação básica.

- Publicidade -

A oportunidade que o Ministério da Educação trouxe é muito boa e promete melhorar a aplicação dos conhecimentos neurológicos nos ambientes escolares, o que pode ajudar os educadores a trazerem abordagens inovadoras e eficazes para seus alunos. 

O Curso de capacitação em Neuroeducação do Ministério da Educação

Corra por que é por tempo limitado, o curso tem apenas 2,5 mil vagas que podem ser preenchidas a qualquer momento.

- Publicidade -

Essa disciplina consegue cruzar as fronteiras entre neurociência, psicologia e pedagogia. Logo, ela consegue focar em decifrar os mecanismos cerebrais envolvidos no aprendizado, ajudando o educador a entender melhor o que pode ser aplicado para ajudar seus alunos a assimilar melhor o conteúdo que está sendo entregue.

Explorar esse território com certeza é uma chance incrível para educadores conseguirem ampliar suas competências e elaborar metodologias de ensino inovadoras.

- Publicidade -

Objetivos e estrutura do curso ofertado pelo MEC

Como foi visto até então, este curso do Ministério da Educação é direcionado especificamente para os docentes da educação básica do país, o programa aborda aspectos críticos do sistema nervoso central, explorando suas regiões e os processos cognitivos associados à aprendizagem.

Disponibilizado através da Plataforma AVAMEC, o curso visa integrar esses conhecimentos científicos ao cotidiano das salas de aula, incentivando a criação de estratégias pedagógicas que respeitem o desenvolvimento cognitivo dos estudantes em diversos níveis educacionais, desde a educação infantil até o ensino para adultos.

- Publicidade -

Divisão de conteúdo e carga horária

O conteúdo do curso está organizado em cinco módulos principais, que cobrem desde a introdução à neurociência aplicada à educação até as particularidades de sua aplicação em diferentes etapas do ensino:

  • Fundamentos da neuroeducação
  • Aplicação da neurociência na educação infantil
  • Implementação de práticas neurocientíficas no ensino fundamental
  • Integração da neurociência ao ensino médio
  • Adaptação das técnicas de neuroeducação para jovens e adultos

- Publicidade -

Além disso, um módulo avaliativo finaliza o curso do Ministério da Educação, garantindo que o aluno veja o quanto ele conseguiu absorver das aulas.

Processo de inscrição e certificação pelo MEC

Ministério da Educação
Imagem: Divulgação

Para conseguir se inscrever, basta residir aqui em território nacional. Assim que feita a inscrição, já é possível começar as atividades educativas sem demora. 

As inscrições podem ser feitas diretamente no site oficial da instituição, para acessar basta clicar aqui, sem necessidade de processo seletivo prévio. 

Após a conclusão bem-sucedida das atividades propostas, os participantes receberão um certificado de 200 horas, reconhecido nacionalmente, agregando um valor significativo ao currículo de cada educador.

Certamente, você também vai gostar:

> 600 cursos gratuitos e online, sem limite de vagas e com certificado garantido; não perca a oportunidade de se capacitar

Não deixe de acompanhar o Conrio diariamente para não perder nenhum curso gratuito.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia Mais