Melhores cursos de costura para fazer em 2024

Explorar a arte da costura pode ser tanto um passatempo divertido quanto uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Não à toa, existem dezenas de opções de cursos de costura internet afora.

Em meio à popularidade do “faça você mesmo” e do artesanato sob medida, saber costurar virou uma habilidade valiosa!

Neste artigo, separamos os melhores cursos de costura para fazer este ano – do básico ao avançado. Vamos olhar mais de perto cada um deles, destacando seu material e carga horário – e claro, o que os torna especiais.

Melhores cursos de costura para fazer em 2024

Superprof

Se você está em busca de flexibilidade e instrutores realmente profissionais, o Superprof é perfeito. O site oferece acesso a 792 professores de costura espalhados por todo o Brasil, permitindo que você escolha aquele que mais se alinha às suas necessidades e orçamento, com preços médios de R$ 55 por hora.

Uma vez inscrito, você ganha o Passe Aluno, que dá um mês de acesso ilimitado a todos os professores e tutores cadastrados.

É uma excelente oportunidade para explorar diferentes estilos e técnicas de costura, tudo isso do conforto de sua casa, seja em aulas presenciais ou online!

SENAI

Muito reconhecido por sua abrangência e qualidade técnica… E não é diferente quando falamos de costura. O curso tem 60 horas de aprendizado prático em diversas áreas da costura, desde confecção de vestuário e calçados até o acabamento em costura industrial.

Mais: a ementa se aprofunda em habilidades como o uso de software de CAD para joias e bijuterias, operações de modelagem e desenho de joias, permitindo um entendimento mais técnico da moda como um todo.

Sem dúvida, ideal para quem busca uma formação mais técnica e completa, abrindo portas em várias frentes do setor de moda e vestuário!

Instituto Universal

No Instituto Universal Brasileiro (IUB), os cursos de costura cobrem desde a criação de moldes até o manuseio de máquinas de costura, com um total de nada menos que 380 horas de estudo (três meses de formação aproximada).

O programa é bem inclusivo, provendo material didático em apostilas, videoaulas, e um kit de costura, o que facilita o aprendizado prático – que realmente importa.

Ao fim do curso, os alunos recebem um Certificado de Qualificação Profissional, que é um grande diferencial para o seu currículo. Este é bem indicado para quem quer começar do zero e busca um conhecimento que engloba todos os fundamentos essenciais da costura.

Curso de Corte e Costura da Educaweb

Este curso – gratuito! – é uma joia para você que está começando ou deseja aperfeiçoar as habilidades no corte e costura de vestuários.

Com uma flexibilidade de carga horária que varia de 10 a 400 horas, o curso se adapta a todos os ritmos de aprendizado: 100% online, ele pode ser acessado de qualquer lugar.

Melhores cursos de costura para fazer em 2024
Conclusão dos cursos de costura da Educaweb permitem emissão de certificados. Imagem: Divulgação

Na ementa, o Educaweb também enfatiza a importância da inspiração, utilizando referências históricas e culturais para enriquecer o processo criativo.

Como você pôde ver, oportunidades e boas opções de cursos de costura não faltam! Hora de colocar a mão na massa e desenvolver essa habilidade tão tradicional quanto contemporânea que é a arte de costurar.

Certamente, você também vai gostar:

Como fazer curso técnico de enfermagem? Passo a Passo Completo

Não deixe de acompanhar o Conrio diariamente para não perder nenhuma oportunidade.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia Mais