Como conseguir bom emprego tendo menos de 18 anos? Jovem Aprendiz

O programa Jovem Aprendiz é a melhor maneira de conseguir um bom emprego com menos de 18 anos

- Publicidade -

Para aqueles que têm menos de 18 anos e desejam conseguir um bom emprego, o programa Jovem Aprendiz pode ser uma boa opção, visto que é a melhor oportunidade para jovens que querem ingressar cedo no mercado de trabalho. 

- Publicidade -

Além disso, o programa Jovem Aprendiz permite que o jovem trabalhe, adquirindo experiência profissional, ao mesmo tempo que frequenta a escola e segue com os estudos. 

O que é o programa Jovem Aprendiz ?

Este programa é uma iniciativa do governo federal brasileiro que tem como objetivo promover a inclusão dos jovens no mercado de trabalho.

- Publicidade -

O programa é regulamentado pela Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000) e, de acordo com a regulamentação, tanto médias quanto grandes empresas precisam contratar jovens aprendizes por cota, que vai de 5% a 15% do total de funcionários presentes na empresa.

Os jovens geralmente possuem entre 14 a 24 anos, e além de serem contratados com carteira assinada, também recebem todos os demais direitos do trabalhador, tais como 13º salário, férias e, claro, um salário fixo.

- Publicidade -

Como fazer a inscrição para o programa?

A disponibilidade de vagas para o programa Jovem Aprendiz varia de município para município, portanto, é necessário ficar de olho nas vagas que costumam ser divulgadas pelas próprias escolas técnicas, ou até mesmo pelas próprias empresas em alguns casos. 

Também é necessário estar atento ao tipo de teste seletivo, já que este pode ocorrer somente em forma de entrevista, ou também pode conter testes e dinâmicas realizadas em grupo. 

- Publicidade -

Benefícios do programa

Entre os benefícios que o programa oferece, pode ser destacado o desenvolvimento profissional e pessoal. Para conseguir alinhar os estudos com o trabalho é necessário ter disciplina, organização e muita responsabilidade, qualidades que são muito bem vistas no mercado de trabalho. 

Jovem aprendiz
Imagem: Divulgação

- Publicidade -

Além disso, um jovem que começa a trabalhar cedo por meio do programa Jovem Aprendiz passa a desenvolver o seu networking desde já, o que pode ser muito benéfico no futuro. 

A independência financeira também é um fator a ser mencionado, já que, para muitos jovens, essa é a primeira oportunidade de ter uma renda própria, permitindo assim que estes comecem a desenvolver um senso de responsabilidade financeira muito maior desde cedo.

Outra questão é que o programa concede ao jovem a oportunidade de trabalhar e participar de várias áreas da empresa, já que o programa se difere muito de um estágio, onde a pessoa adquire experiência em apenas uma única área.

Certamente, você também vai gostar:

> 5 cursos gratuitos perfeitos para quem deseja ingressar no mercado nacional de TI

Não deixe de acompanhar o Conrio diariamente para não perder nenhuma oportunidade.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia Mais