Concurso Público INSS 2019 – Inscrições

Concurso Público INSS 2019 são para 7.888 vagas e podem concorrer candidatos de nível médio a superior. O edital deve ser publicado em breve e, por isso, é importante que os interessados preparem-se para as provas. A informação já foi confirmada pelo Ministério da Economia, basta apenas a autorização. Confira as oportunidades e como estudar para a prova.

Concurso Público INSS 2019

Aos concurseiros que estão aguardando concurso do INSS podem começar a ter esperança pois o presidente do Órgão , Renato Rodrigues Vieira, deu uma declaração para o site Folha Digital falando que fez o requerimento do certame em parceria do Ministério da Economia. O pedido foi encaminhado por ambos, mas quem dá a autorização para o concurso é o Ministério da Economia.

O presidente afirmou que hoje em dia mais de 1 milhão de requerimento de benefício são tramitados na casa mensalmente porém, o número é muito maior do que os funcionários conseguem fazer.

“O INSS atende de forma analógica no dia de hoje como atende nos últimos 20 anos. Se continuar atendendo de forma analógica, precisaremos não apenas recompor a força de trabalho, decorrente das aposentadorias, mas também dobrar e triplicar a força de trabalho do INSS. A população tem envelhecido e, cada vez mais, nós recebemos novos requerimentos. São cerca de 1 milhão todos os meses”, disse Renato Rodrigues à Folha Dirigida.

O Presidente acredita que um concurso onde tenham novos funcionários vai agregar muito a agilidade nos processos de pedidos dos benefícios do INSS.

Em 3 meses, a informação do órgão é que, ao menos, 1.000 servidores retiraram a aposentadoria. O Cargo de Técnico do Seguro Social apresenta a maior defasagem, por isso, a expectativa é de que o edital oferece um número maior de vagas para esta função.

Inscrições que deve ter número maior de abertura de vagas é o de Técnico do Seguro Social.

Entre os requisitos exigidos para as funções: Candidato deve apresentar nível superior, registra o maior número de saídas.

Vagas concurso INSS

As 7.888 vagas que são esperadas no concurso INSS, devem ser distribuídas em:

  • Técnico do Seguro Social (nível médio – 3.984 vagas);
  • Analista – diversas especialidades (nível superior – 1.692 vagas);
  • Perito Médico (nível superior – 2.212 vagas).

O último concurso INSS foi realizado em 2015 e 2016 e deve ser concluído, antes que o novo processo seletivo seja autorizado. O período de validade para é até agosto deste ano. O INSS está em processo de nomeações para os cargos.

As vagas são aguardadas para preencher as vagas que serão abertas com a aposentadoria de servidores. Segundo o governo federal, até 2027, quase 40% dos servidores públicos, cerca de 216 mil trabalhadores, devem se aposentar. O déficit já passa de 19 mil servidores.

Cargos Concurso INSS

O concurso para o INSS é bastante concorrido, por isso, os interessados devem ser preparar, mesmo antes da publicação do edital. Confira as atividades realizadas por servidores do INSS:

Cargo de Técnico do Seguro Social do INSS: Para concorrer a uma das vagas do cargo, o candidato deve ter certificado de conclusão de curso de Ensino Médio. Entre as atribuições do cargo estão:

  • Realizar atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS que não demandem formação profissional específica;
  • Buscar informações;
  • Realizar pesquisas;
  • Fazer levantamentos e controles;
  • Emitir relatórios e pareceres;

A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

– Analista do Seguro Social, no Concurso Público INSS exige diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Serviço Social.

Funções dos Cargos

– Atender e acompanhar aos usuários nas Agências da Previdência Social – APS, além dos servidores, aposentados e pensionistas;

– Elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de Serviço Social e Reabilitação Profissional;

– Supervisionar e homologar os programas profissionais realizados por terceiros ou instituições conveniadas;

Perito Médico Previdenciário exige diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina. Entre as atribuições:

– Emissão de parecer conclusivo quanto à capacidade laboral para fins previdenciários;

– Inspeção de ambientes de trabalho para fins previdenciários; III – caracterização da invalidez para benefícios previdenciários e assistenciais.

A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Acompanhe a publicação do edital Concurso INSS na página do INSS.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *