Concurso para delegado – Inscrição

Concurso para delegado – Inscrição para SP E MG ofereceram 236 vagas para cargos de delegado da polícia civil nos estados respectivos. O edital foi aberto no início do ano e as provas realizadas em junho. As próximas oportunidade, segundo anúncio do ministro da Segurança Pública, Raul Jungman, serão para delegados da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Concurso para delegado – Inscrição. (Imagem: Divulgação)

 

Concurso para delegado

Em São Paulo o concurso para delegado busca preencher 250 vagas no cargo de Delegado de Polícia. O edital foi publicado em março de 2018, pela Fundação VUNESP. Cerca de 5% das vagas são para candidatos com deficiência.

Delegado Polícia SP – Requisitos e salários

Para participar do concurso para delegado é preciso cumprir com os requisitos. (Imagem: Divulgação)

Para concorrer a uma das vagas do concurso, é preciso ter diploma de bacharel em Direito, reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC. Confira outras exigências:

  • Comprovação de, no mínimo, 2 (dois) anos de atividade jurídica ou 2 (dois) anos de efetivo exercício em cargo de natureza policial civil;
  • CNH para a condução de veículos, ao menos na categoria ‘B”.

A remuneração inicial para Concurso para delegado – Inscrição é de R$ 10.079,28. A jornada semanal é de 40 horas, com cumprimento de horário irregular, com plantões noturnos e a chamadas a qualquer hora.

Atribuições

O delegado da polícia civil SP deve presidir os atos de polícia judiciária e apurar infrações penais, bem como a prática de atos de polícia administrativa além de exercer policiamento preventivo especializado.

Delegado ainda deve presidir a investigação criminal e as ações relacionadas, como as previstas no Código de Processo Penal e na legislação extravagante. Também deve portar arma e atuar com possibilidade de exposição a situações de risco e estar pronto para mediar conflitos.

Delegado Polícia MG

Também há vagas em aberto no concurso para delegado em Minas Gerais. (Imagem: Divulgação)

As oportunidades também foram abertas para Concurso para delegado em Minas Gerais. São 76 vagas para o cargo de Delegado de Polícia Substituto, além da formação de cadastro de reserva. O exercício das funções será nas Unidades Policiais das Delegacias Regionais de Polícia Civil do Interior do Estado de Minas Gerais.

A Fundação Mariana Resende (FUMARC) é a responsável por realizar a prova e já recebeu as inscrições de 28.538 candidatos.

Requisitos do concurso Delegado MG

O candidato ao cargo de Delegado de Polícia Substituto deve ter idade mínima de 18 anos e ainda:

  • Possuir o título de bacharel em Direito;
  • Certidão expedida por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, na data da posse.

Entre as atribuições estão: Presidir a investigação criminal, com isenção e imparcialidade; Decidir sobre o indiciamento, mediante fundamento e análise técnico-jurídica do fato.

O salário inicial para o cargo de Delegado de Polícia Substituto, Grau A, é de R$ 11.475,57, para 40 horas semanais.

Etapas do Concurso para delegado

O concurso para delegado é dividido em algumas etapas para garantir que os candidatos aprovados são realmente capacitados. (Imagem: Divulgação)

O processo seletivo para o concurso para delegado de polícia é dividido em:

– Provas de Conhecimentos: Prova Objetiva; Prova Dissertativa; Prova Oral; Avaliação Psicológica; Exames Biomédicos e Biofísicos; Provas de Títulos; Investigação Social;

A prova objetiva tem 70 (setenta) questões de múltipla-escolha, sendo 10 questões de Direito Administrativo, 10 questões de Direito Civil,10 questões de Direito Constitucional, 10 questões de Direito Penal, 10 questões de Direito Processual Penal, 05 questões de Direitos Humanos, 10 questões de Medicina Legal, Noções de Criminologia.

O candidato deve obter o mínimo de 60% das respostas corretas e será eliminado o candidato com nota inferior ao equivalente a 20% das questões em qualquer uma das matérias, mesmo que na soma final obtenha índice igual ou superior a 60% (sessenta por cento) das respostas corretas.

O concurso para delegado de polícia é bastante concorrido, por isso, é importante se preparar, até mesmo antes da publicação do edital. Acompanhe as novas publicações para o concurso no site da Fundação Vunesp, em www.vunesp.com.br ,em Concurso para delegado – Inscrição.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *