Concurso para Bombeiro RJ – Inscrição

Concurso para Bombeiro RJ – Inscrição 2018 ainda não teve o edital publicado, mas a expectativa é para o anúncio da abertura de novas vagas para o processo seletivo. Mesmo sem o concurso anunciado, é importante os candidatos já se prepararem para as etapas, que serão as mesmas que as dos processos anteriores. Confira!

Concurso para Bombeiro RJ. (Imagem: Divulgação)

Concurso para Bombeiro RJ

O último concurso Bombeiro RJ foi realizado em 2016. A expectativa é para que o governador do Estado autorize a realização do processo seletivo em 2018. Por isso, já comece a se preparar para o processo.

Para fazer parte da corporação, o candidato deve ser aprovado no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ). O curso é semelhante à graduação, no Ensino Superior. As provas são realizadas por meio de um processo seletivo realizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Curso de Formação de Oficiais CMBERJ – Saiba como ser aprovado!

O concurso para bombeiro RJ tem duas etapas. (Imagem: Divulgação)

As etapas do processo seletivo para Concurso para Bombeiro RJ resultam na aprovação para o Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II.

Os aspirantes a Bombeiro Militar passam por processo seletivo semelhante a um vestibular. A primeira e segunda fases da prova referem-se a exames de qualificação e discursivo. As demais etapas do processo são de responsabilidade do CMBERJ.

Na primeira fase, os candidatos passam pelos seguintes procedimentos:

– Reunião de apresentação, exames físicos e de saúde, investigação documental e social. Todas estas etapas têm caráter eliminatório.

Requisitos

O candidato deve cumprir com alguns requisitos para prestar o concurso de bombeiros. (Imagem: Divulgação)

Para se candidatar ao Concurso para Bombeiro no Rio de Janeiro, o candidato deve se matricular no Curso de Formação Profissional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e ainda:

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Estar em dias com as obrigações militares, no caso dos homens;
  • Candidatos menores de 18 anos devem apresentar autorização de pais ou responsáveis;
  • Ter concluído o Ensino Médio para apresentar diploma até o dia da matrícula;
  • No aso de candidatos militares, é preciso enquadrar-se em bom comportamento, pela instituição de origem.

Concurso CMBERJ

Nos últimos anos, os Bombeiros RJ abriram vagas por meio de concurso público. O último realizado foi em 2014 para um edital com abertura de 520 vagas.

O concurso público foi bastante concorrido, com a disputa de 284 candidatos por vaga. Mais de 148 mil candidatos realizaram as inscrições para o processo seletivo, realizado pela Funcefet.

O edital destinou 400 vagas para a função de soldado e 120 para técnico de enfermagem.

No caso de Soldado Combatente, a prova objetiva concentrou 40 questões de múltipla escolha. Os candidatos deveriam acertar, pelo menos, 50% das questões de cada área para ser aprovado.

O conteúdo programático foi dividido em:

  • Raciocínio Lógico;
  • Língua Portuguesa.

Além da etapa de avaliação específica, o concurso Bombeiros RJ reuniu mias duas etapas:

  • Teste de capacidade física, com caráter eliminatório;
  • Exame de saúde, também eliminatório.

O concurso teve validade de dois anos e foi prorrogado pelo mesmo período. No final, o concurso ainda é válido até 2018.

Concurso Bombeiros RJ 2018

Mesmo que ainda não tenha datas definidas para concurso é preciso que os aspirantes se preparem. (Imagem: Divulgação)

Já que o governo do estado ainda não autorizou a realização do processo seletivo por meio do via vestibular para CBMERJ, os candidatos já se preparam para 2018.

Atualmente, a corporação trabalha com efetivo reduzido e a validade do concurso de 2014 termina em2018.

Os novos concursos públicos para a corporação já são cobrados pelo Corpo de Bombeiros e também por aspirantes ao CBMERJ, que se preparam na expectativa de publicação de um novo edital Concurso para Bombeiro RJ. Boa sorte!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *