Concurso para Bombeiro RJ – Inscrição

Concurso para Bombeiro RJ já tem data prevista para Setembro acontecer as provas. A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) será a responsável pela primeira etapa do concurso. Para fazer sua inscrição é necessário atender aos requisitos do concurso. Saiba mais informações sobre a prova e inscrição.

Concurso para Bombeiro RJ

concurso bombeiro rj
Concurso para Bombeiro RJ. (Imagem: Divulgação)

O último concurso Bombeiro RJ foi realizado em 2017. A expectativa é para que o governador do Estado autorize a realização do processo seletivo em 2019. Por isso, já comece a se preparar para o processo.

Para fazer parte da corporação, o candidato deve ser aprovado no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ). O curso é semelhante à graduação, no Ensino Superior. As provas são realizadas por meio de um processo seletivo realizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

As etapas do processo seletivo para Concurso para Bombeiro RJ resultam na aprovação para o Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II.

Os aspirantes a Bombeiro Militar passam por processo seletivo semelhante a um vestibular. A primeira e segunda fases da prova referem-se a exames de qualificação e discursivo. As demais etapas do processo são de responsabilidade do CMBERJ.

Na primeira fase, os candidatos passam pelos seguintes procedimentos:

– Reunião de apresentação, exames físicos e de saúde, investigação documental e social. Todas estas etapas têm caráter eliminatório.

Inscrição Concurso para Bombeiro RJ

O Edital do Concurso para Bombeiro RJ 2019 está marcado para Setembro e serão disputadas 50 vagas para oficiais da corporação. A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou as datas e será a responsável pela primeira etapa da seleção das vagas.

As inscrições deverão ser feitas através do Vestibular da Uerj através do concurso oficial dos Bombeiros RJ. Para fazer sua inscrição Concurso do Bombeiros RJ basta acessar o Link de Inscrição e preencher com seus dados.

Requisitos para Inscrição

inscricao concurso bombeiro rj
O candidato deve cumprir com alguns requisitos para prestar o concurso de bombeiros. (Imagem: Divulgação)

Para se candidatar ao Concurso para Bombeiro no Rio de Janeiro, o candidato deve se matricular no Curso de Formação Profissional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e ainda:

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Estar em dias com as obrigações militares, no caso dos homens;
  • Candidatos menores de 18 anos devem apresentar autorização de pais ou responsáveis;
  • Ter concluído o Ensino Médio para apresentar diploma até o dia da matrícula;
  • No aso de candidatos militares, é preciso enquadrar-se em bom comportamento, pela instituição de origem.

Concurso CMBERJ

Nos últimos anos, os Bombeiros RJ abriram vagas por meio de concurso público. O último realizado foi em 2017 para um edital com abertura de 520 vagas.

O concurso público foi bastante concorrido, com a disputa de 284 candidatos por vaga. Mais de 148 mil candidatos realizaram as inscrições para o processo seletivo, realizado pela Uerj.

O edital destinou 400 vagas para a função de soldado e 120 para técnico de enfermagem.

No caso de Soldado Combatente, a prova objetiva concentrou 40 questões de múltipla escolha. Os candidatos deveriam acertar, pelo menos, 50% das questões de cada área para ser aprovado.

O conteúdo programático foi dividido em:

  • Raciocínio Lógico;
  • Língua Portuguesa.

Além da etapa de avaliação específica, o concurso Bombeiros RJ reuniu mias duas etapas:

  • Teste de capacidade física, com caráter eliminatório;
  • Exame de saúde, também eliminatório.

O concurso teve validade de dois anos e foi prorrogado pelo mesmo período.

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *