Como estudar para concurso público – Dicas

Como estudar para concurso público – Dicas é a dúvida de muitos que querem seguir uma carreira pública, mas não sabem como e quando se preparar para concorrer à milhares de vagas em instituições públicas do País. Se este é o seu caso, então, confira as dicas para conseguir fazer o seu próprio planejamento, se preparara para a oportunidade e estudar sozinho para concurso público, sem cursinho.

Como estudar para concurso público – Dicas. (Imagem: Divulgação)

Como estudar para concurso público

É comum sentir-se perdido na hora de começar a se preparar para estudar para concursos. São muitas dúvidas que surgem, ao mesmo tempo: Qual o melhor momento para começar a estudar? Quais matérias escolher e quantas horas dedicar aos estudos? Fique tranquilo! Se está começando a sua rotina de preparação para concurso público ou sente-se desorganizado em sua trajetória, este artigo Como estudar para concurso público- Dicas tem como objetivo ajudá-lo a definir:

  • Suas metas e objetivos de estudos;
  •  Sua motivação para os estudos;
  • Hábitos de estudos;
  • Organização;
  • Tempo diário disponível para os estudos;
  • Cronograma de estudos;
  • Matérias para estudo;
  • Estratégia nos estudos;

Estudar para concurso – Dicas

Estudar para concursos deve ser um hábito diário desenvolvido. (Imagem: Divulgação)

Antes de iniciar o passo a passo, é importante que ter certeza sobre o concurso escolhido. Faça uma pesquisa sobre o concurso para ter certeza de que é realmente o que está procurando. Decida, portanto, em qual concurso focar ou a área de interesse: Administração, Fiscal, Policiais, Tribunais, entre outros.

Verifique todas as informações presentes do edital, tais como: Requisitos, Inscrição, Vagas… Pesquise ainda os editais e provas anteriores. Grupos nas redes sociais podem ajudar a tirar as dúvidas.

Metas e Objetivos – Estudar para concurso público

Definir metas e objetivos é um importante para quem procura Como estudar para concurso público- Dicas.

Definir um cargo e um salário que pretende ganhar, independentemente, d edital ter sido publicado. Estabelecer metas e objetivos faz o cérebro trabalhar mais focado.

Motivação

Ter motivos que sustentem a sua decisão por prestar o concurso é importante para que não desanime e nem desista no meio dos estudos.

Criar e buscar esta motivação para estudar todos os dias é importante para manter o foco e passar no concurso.

Hábitos, rotinas de estudo e organização

A organização nos estudos é essencial para garantir um bom aproveitamento das informações. (Imagem: Divulgação)

Estabelecer hábitos e rotinas de estudo são passos importantes para manter um ritmo de estudos, sem perder tempo.

Organização também é essencial, principalmente, com relação aos materiais de estudo, anotações. A dica é ter uma agenda ou buscar aplicativos que ajudam a organizar os estudos. No computador, também é importante organizar as pastas para cada matéria, provas, gabaritos, além de aulas em PDF.

Tempo de estudo

Como estudar para concurso público- Dicas também é importante para definir a qualidade do estudo. Não se preocupe em quanto tempo gasta para estudar, mas sim em como está aproveitando essas horas de aprendizado. Dedicar 10 horas do seu tempo para estudar, sendo que a maior parte do tempo foi desperdiçada em redes sociais ou atividades que tira o estudante do foco.

Cronograma e matérias

É preciso checar todo o conteúdo da prova no edital oficial do concurso. (Imagem: Divulgação)
  • Estabelecer um cronograma de estudos também é uma estratégia que deve fazer parte da rotina do candidato.
  • Uma planilha, na semana, com a definição das matérias que precisa estudar é importante para organizar a vida do candidato. É um tipo de organização que evita estresse.
  • Matérias com maior peso e maior dificuldade e as com maior peso e menor dificuldade devem ter mais de 50% da dedicação de estudos diária.
  • Os profissionais indicam, ao menos, quatro horas de estudo, por dia. Outro passo importante é revisar todos os estudos realizados durante a semana, já que tudo que deixamos de usar, cai no esquecimento.

Esses são alguns passos indicados por especialistas para conseguir ser aprovado no concurso. Viu como é simples? Agora, não é preciso mais se preocupar em como estudar para concurso público com muitas dicas práticas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *